sábado, 30 de julho de 2011

II CAMPUS DE FÉRIAS Pedagógico inicia a 22 de Agosto - Oiveira do Hospital



II CAMPUS DE FÉRIAS Pedagógico
dos 6 aos 12 anos

OLIVEIRA DO HOSPITAL
de 22 de Agosto a 02 de Setembro


Inscrições (limitadas) a partir de 16 de Julho
Promotora: Freguesia Oliveira Do Hospital




http://www.freguesia-oliveiradohospital.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=154:ii-campus-de-ferias-pedagogico-de-22-de-agosto-a-2-de-setembro&catid=37:destaques&Itemid=197

Festa da Juventude de Mortágua

Quarta-feira, 10 de Agosto às 0:00 - 14/8 às 2:00
 
 
 
DIA 10 - SMOOOTH ORQUESTRA
DIA11 - UHF
DIA 12 - AUREA
DIA 13 - EXPENSIVE SOUL
DIA 14 - GALA INTERNACIONAL DA FOLCLORE E JOSÉ CID
 

Vote Queijo Serra da Estrela




Não nos podemos esquecer que está a decorrer o concurso das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. Não podemos esquecer que um dos candidatos é o nosso queijo da Serra.
Não nos podemos esquecer que esta é uma das grandes potencialidades economicas da nossa região.
Não nos podemos esquecer que é um dos nossos grandes ex-libris no Turismo Serra da Estrela.

E claro, perante tudo isto e muito mais, É PRECISO VOTAR, para darmos ainda mais valor e importância a este produto da nossa gastronomia.

Vote conscientemente! Vote saborosamente!


Vote QUEIJO SERRA DA ESTRELA, um verdadeiro sabor a Portugal!

TELF. 760 302 703 www.7maravilhas.pt


FAVA – Feira de Artesanato, Velharias e Antiguidades - Agosto/2011

Coja - Arganil

Para todos os interessados, estão abertas as inscrições para a 8.ª edição da FAVA que à semelhança do ano anterior vai-se realizar no centro da vila.

Coja espera pela sua visita.



As inscrições podem ser feitas através de:

E-mail –
geral@jf-coja.pt
Telefone - 235721379

B Alive -SUMMER FESTIVAL Tábua 2011


 
 
Sábado, 20 de Agosto às 21:00 - 21/8 às 6:00

 
Pavilhão Multiusos
Rua da Indústria
Tábua, Portugal

Mapa previsão do índice Ultravioleta


sexta-feira, 29 de julho de 2011

NESTE DIA...

1588 - Na Batalha de Gravelines, a Invencível Armada espanhola é derrotada pelos ingleses, próximo à costa de Gravelines, na França.

1836 - Inauguração do Arco do Triunfo, em Paris.

1886 - O Governo português decreta a reorganização do ensino nos Liceus, definindo programas pedagógicos e melhorando o estatuto dos professores.
1889 - Assinada a I Convenção de Genebra.

1948 - O general Norton de Matos candidata-se à Presidência da República Portuguesa, pela Oposição Democrática.






1957 - É criada a Agência Internacional de Energia Atómica.






1993 - O escritor José Saramago recebe, em Londres, o Prémio de Ficção Estrangeira do jornal The Independent pelo romance "O Ano da Morte de Ricardo Reis".




1999 - Inauguração da travessia ferroviária na Ponte 25 de Abril, em Lisboa.
O comboio da Fertagus faz a ligação entre Lisboa e Setúbal, num total de 54 quilómetros de linha divididos por 14 estações









2005 - Os astrónomos anunciam a descoberta do planeta anão Éris.









Nasceram neste dia…
1846 - Princesa Isabel do Brasil
1883 - Benito Mussolini, político e estadista italiano
1905 - Dag Hammarskjöld, diplomata sueco, ex-secretário-geral das Nações Unidas

Morreram neste dia…
1856 - Robert Schumann, compositor alemão
1890 - Vincent van Gogh, pintor neerlandês
1979 - Herbert Marcuse, filósofo alemão

2010 - António Feio, actor

Os Doors chegaram a nº1 em 1967 com este "Light my fire"


http://www.forumsporting1906.com/bancada-central-f28/topico-das-efemerides-t10014-45.html


Risco máximo de incêndio em sete distritos

Vinte e três concelhos de sete distritos de Portugal estão esta sexta-feira em risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).

Os 23 concelhos em risco máximo pertencem aos distritos de Viseu (6),  Guarda (4), Coimbra (4), Leiria (3), Castelo Branco (3), Santarém (2) e Faro (1). Só os distritos de Lisboa e Setúbal não têm hoje concelhos com risco máximo ou muito elevado.
O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".
Na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 367 incêndios que foram combatidos por 5.055 bombeiros. O IM prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, temporariamente nublado por nuvens altas na região Norte, vento fraco a moderado e neblina ou nevoeiro  matinal na região Sul e no litoral da região Centro a sul do Cabo Carvoeiro.
Espera-se também uma pequena descida da temperatura máxima no litoral  oeste, que será mais acentuada a norte do Cabo Carvoeiro. Lisboa vai chegar aos 29 graus Celsius, Porto aos 26 e Faro aos 27.

Índice UV



http://www.meteo.pt/pt/ambiente/uv/

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Meteorologia: Quatro distritos com aviso amarelo devido ao calor





O Instituto de Meteorologia colocou hoje os distritos de Braga, Coimbra, Portalegre e Évora com aviso amarelo devido à previsão de tempo quente.
Braga deverá chegar hoje aos 35 graus Celsius, Coimbra aos 37, Portalegre aos 36 e Évora aos 37.
O IM prevê para hoje céu geralmente limpo, vento em geral fraco podendo soprar moderado nas terras altas e no sueste no Algarve. É ainda aguardada uma subida da temperatura máxima nas regiões do norte e centro.


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/meteorologia-quatro-distritos-com-aviso-amarelo-devido-ao-calor=f664724#ixzz1TODjx9OH

Índice UV

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Férias/condução segura

SPO alerta que doenças oculares podem influenciar a segurança ao volante

Agora que muitos portugueses se preparam para fazer várias horas ao volante rumo aos destinos de férias, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) deixa um alerta: ter atenção ao estado da visão é fundamental para uma condução segura.

Fernando Bivar, membro da SPO, explica que “há doenças oculares que não têm sintomas na sua fase inicial mas podem comprometer a qualidade da visão e, logo, a segurança da condução. Falamos do glaucoma, retinopatia diabética, retinopatias pigmentadas ou problemas do nervo ótico. As doenças que alteram a transparência do olho também podem ser problemáticas pois causam maior sensibilidade à luz”.

O especialista refere ainda que é fundamental “corrigir adequadamente os erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) antes de conduzir, ou seja, perceber se vê bem ou se precisa de usar óculos. Já quem utiliza lentes de contacto deve ter sempre perto de si uns óculos de substituição, para o caso de perder uma lente. Quem viaja durante o dia não deve esquecer-se de utilizar óculos de sol com lentes polarizadas”.

Há ainda fatores externos que podem influenciar perceção visual na condução automóvel aos quais todos os condutores devem estar atentos. Fernando Bivar realça a iluminação como sendo um dos elementos primordiais de segurança na condução.

A iluminação excessiva, por exemplo, pode reduzir a sensibilidade da retina e até mesmo causar dor física. Assim, o encandeamento, originado pelos faróis de um carro que circula em sentido contrário mas também pelos painéis vídeo/LCD colocados nas vias rodoviárias, pode desencadear uma situação de enorme perigo.
Existem outros parâmetros de avaliação da visão que devem ser tidos em conta quando se vai conduzir: a acuidade visual, o contraste, a perceção das cores e da profundidade e o campo visual. Uma situação frequente de limitação do campo visual resulta, por exemplo, da colocação de painéis publicitários nas vias.

O especialista chama ainda a atenção para o facto de a ingestão de medicamentos, o álcool e a sonolência influenciarem indiscutivelmente a visão e os reflexos.

Manuela Carmona, presidente da SPO, defende que “os problemas de visão podem estar na origem de acidentes de viação gravíssimos, uma variável que as autoridades ainda não conseguem controlar.

Mas a segurança rodoviária depende muito dos comportamentos individuais de cada condutor pelo que cada um de nós deve assegurar-se de que a sua visão se encontra em perfeitas condições, procurando fazer revisões regulares junto do seu oftalmologista assistente, de forma a detetar precocemente doenças oculares”.


http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/ferias-conducao-segura.html

A Armação que se transforma contigo....TRY CHANGE

Dezenas de opções para o seu dia-a-dia

"Try Change" é o nome de um produto perfeito para quem não gosta da monotonia.

São dezenas de armações concebidas numa grande variedade de cores, padrões e materiais que se mudam sem trocar de lentes.

 "Change Try" é a armação que se transforma consigo, em cada momento, para poder variar de acordo com o seu estilo, as circunstâncias ou, até, o seu estado de humor.

 Conheça e experimente as infinitas combinações oferecidas por esta marca e tenha a garantia de usar um modelo único todos os dias!
A troca é rápida e muito fácil e pode ser feita quantas vezes a pessoa desejar.



Muda o estado de espírito e muda a principal “peça de roupa”.



Consulta HM CENTRO ÓPTICO!

27 de Julho - AS HISTÓRIAS DESTE DIA

  • O presidente Spínola reconhece o direito à independência das ex-colónias portuguesas.

  • Morre António de Oliveira Salazar.

  • Criação da NASA.

  • Investigadores canadianos descobrem a causa da diabetes, isolando a insulina.

  • Van Gogh mata-se com um tiro de revólver.

  • Nasceram Manuel Vázquez Montalbán e Pina Bausch.

http://videos.sapo.pt/Ql4ZYitWSPztTayIfdMo

Radiação Ultravioleta: Portugal está hoje sujeito a um nível muito alto


                        O Funchal está hoje sujeito a um nível de radiação ultravioleta (UV) extremo, enquanto todo o restante território português, com exceção de Ponta Delgada, enfrenta um índice muito alto, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
                       No nível muito alto, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, protetor solar e guarda-sol devendo também evitar-se a exposição das crianças ao Sol, conselho que é alargado a toda a população no caso de nível extremo.
            A exposição ao sol deve ser evitada sensivelmente entre as 11:00 e as 16:00.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Índice UV

26 JULHO - DIA DOS AVÓS



"Os povos orientais dão muito valor aos idosos, pois eles são tidos como o simbolo da sabedoria e de experiencia de vida. Dia 26 de Julho, comemora-se o Dia dos Avós, e é uma excelente oportunidade para você falar com o seu filho sobre esse tema. Quem teve bisavós e avós e pôde conviver com eles, certamente sabe dar a devida importancia em tudo que eles tem para nos ensinar. Ensine seu filho a respeitar os mais velhos, a ceder o lugar no auto carro para que eles se sentem, a ouvi-los com educação, a ter paciencia com eles. Lembre-se um dia você também será um idoso e seu filho também. Aproveite este dia especial para demonstrar aos avós o quanto vocês gostam deles."

Fonte: http://www.portalis.co.pt/dia-dos-avos/

segunda-feira, 25 de julho de 2011

ÓCULOS HELLO KITTY

Enriqueça o seu visual com muito estilo e leve os seus óculos HELLO KITTY para todo o lado!

Procure-os na loja HM CENTRO ÓPTICO mais perto de si.....

Índice UV 25-07-2011

Efemérides 25 de Julho



Neste dia 25 de Julho, Afonso Henriques derrota os muçulmanos na batalha de Ourique. Partida da esquadra militar para a conquista de Ceuta. Mussolini renuncia à chefia do Governo e das tropas de Itália. Stephenson começa a construir a primeira locomotiva. Nasce Louise Joy Brown, o primeiro bebé-proveta. Início dos Jogos Olímpicos de Barcelona. Reedição do festival de Woodstock, em 1999. Os Carpenters e "Close to you".

Fonte: http://maiortv.com.pt/sociedade/efemerides/efemerides.html

sábado, 23 de julho de 2011

CARAVELA HM - NO SUPERMERCADO MUITO MENOS EM SEIA

Hoje e amanha a Caravela HM segue mais uma viagem a partir de Seia, no Supermercado MUITO MENOS, Aproveita esta Oportunidade e embarca nesta viagem de diversão. Vem Brincar com a Caravela HM. A entrada é Gratuita


AMÁLIA RODRIGUES - Cantora: 1920 – 1999

"1920: Nasce em Lisboa no Bairro de Alcântara a 1 de Julho (data escolhida por Amália porque nos registos consta o dia 23). - 1929: Entra na Escola Oficial da Tapada da Ajuda, onde terminará a instrução primária. - 1934: Trabalha como bordadeira, engomadeira e tarefeira. - 1935: Desfila na Marcha de Alcântara e canta pela primeira vez, acompanhada à guitarra, numa festa de beneficência. - 1938: Representando o Bairro de Alcântara participa no Concurso da Primavera. - 1939: Estreia-se como fadista no Retiro da Severa. - 1944: A estada no Brasil, prevista para seis semanas, estende-se por três meses. Actua no Casino de Copacabana. - 1945: No Brasil grava os primeiros dos 170 discos (em 78 rotações)  da sua carreira. - 1947: É protagonista no filme «Capas Negras», batendo todos os recordes de exibição ( 22 semanas em cartaz no Cinema Condes). - 1948: Recebe o prémio do SNI (Secretariado Nacional de Informação) para a melhor actriz, pelo seu papel em «Fado», filme de Perdigão Queiroga. - 1949: Actua pela primeira vez em Paris e Londres. - 1951: Digressão a África: Moçambique, Angola e Congo. - 1952: Actua pela primeira vez em Nova Iorque no La Vie en Rose, ficando 4 meses em cartaz. Assina contrato com a editora discográfica Valentim de Carvalho, que passa a gravar todos os seus discos. - 1953: É a primeira artista portuguesa a cantar na televisão americana no programa «Eddie Fisher Show». - 1954: Edita o primeiro LP nos Estados Unidos. Actua no Mocambo, em Hollywood. - 1955: Interpreta a «Canção do Mar» e o «Barco Negro» no filme de Henri Verneuil «Os Amantes do Tejo». Filma no México «Música de Sempre» com Edith Piaf. - 1957: Estreia-se no Olympia em Paris e começa a cantar em francês. Charles Aznavour escreve para ela «Ai, Mourrir pour Toi». - 1961: Casa no Rio de Janeiro com o engenheiro César Seabra com quem vive até à morte deste em 1997. - 1962: Lança o disco «Asas Fechadas» e «Povo que Lavas no Rio» do poeta Pedro Homem de Mello. - 1966: Actua no Lincoln Center (Nova Iorque) com uma orquestra sinfónica dirigida pelo maestro André Kostelanetz. - 1967: Recebe em Cannes, pela mãos do actor Anthony Quinn, o prémio MIDEM (Disco de Ouro) para o artista que mais discos vende no seu país, facto que se repete nos dois anos seguintes, proeza só igualada pelos Beatles. - 1970: Actua em Tóquio, Nova Iorque e Roma e recebe uma alta condecoração francesa. - 1975: Regressa ao Olympia em Paris. - 1976: É editado pela UNESCO o disco «Le Cadeau de la Vie» em que figura ao lado de Maria Callas e de Jonhn Lennon. - 1977: Canta no Carnegie Hall de Nova Iorque. - 1985: Volta a cantar no Olympia de Paris. Dá o primeiro concerto a solo no Coliseu dos Recreios de Lisboa. - 1989: Comemora os 50 anos de carreira com uma exposição no Museu do Teatro em Lisboa. - 1990: Dois grande espectáculos: Coliseu dos Recreios e no S. Carlos onde, pela primeira vez em 200 anos, se ouve cantar o fado. - 1994: Actua pela última vez em público no âmbito de Lisboa, Capital da Cultura. - 1995: É operada a um tumor no pulmão. Edita o seu último disco «Pela Primeira Vez». - 1998: É lançado o disco O melhor de Amália, muito aclamado pela crítica internacional. É homenageada na Expo 98. - 1999: A 6 de Outubro morre em Lisboa, na sua casa na Rua de S. Bento."

Fonte: http://www.vidaslusofonas.pt/amalia_rodrigues.htm

OUTLET HM CENTRO ÓPTICO


Bom dia,
Para poder usufruir do outlet HM CENTRO ÓPTICO pode dirigir-se a qualquer uma das nossas lojas.
Obrigado pela preferência.

Atenciosamente,

Depº Apoio ao cliente

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Manuseamento Limpo & Seguro das Lentes de Contacto

Ter uma higiene pessoal e das lentes de contacto correcta e cumprir as indicações do seu profissional de saúde ocular, assim como as instruções fornecidas pelos fabricantes das lentes de contacto e dos produtos de manutenção, são os passos mais importantes que pode dar como utilizador de lentes de contacto para proteger os seus olhos. Visite o seu profissional de saúde ocular para exames regulares aos olhos.
  • Use e substitua as lentes de contacto de acordo com o programa prescrito pelo seu profissional de saúde ocular.

  • Retire as lentes de contacto antes de qualquer actividade que implique contacto com água, incluindo o duche, banho quente ou natação. Os utilizadores de lentes de contacto de longa duração devem debater esta questão com o profissional de saúde ocular.

  • Lave as mãos com sabonete e água e seque-as antes de manipular as lentes de contacto.

  • Limpe as lentes de contacto de acordo com as linhas directrizes do fabricante e as indicações do seu profissional de saúde ocular.
    • Use uma solução de limpeza e desinfecção adequada cada vez que as lentes de contacto forem limpas e guardadas. Nunca reutilize ou aproveite restos de soluções fora de validade.
    • Nunca use uma solução salina nem gotas de re-humidificação para desinfectar lentes de contacto. Nenhuma das soluções é um desinfectante eficaz ou aprovado.


  • Guarde as lentes de contacto no estojo apropriado.
    • estojo onde guarda as lentes de contacto deve ser lavado com solução estéril para lentes de contacto (não use nunca água da torneira) de deve deixa-lo aberto para secar depois de cada utilização.
    • Substitua os estojos porta lentes pelo menos de três em três meses.

Problemas?

Se tiver algum problema com as suas lentes de contacto, por favor retire-as e consulte o seu profissional de saúde ocular imediatamente. O incómodo poderia ser um primeiro sinal de uma complicação mais grave, e um tratamento precoce pode ter um impacto significativo na resolução de problemas.




Fonte: http://www.cibavision.pt/saude-ocular/usar-lentes-de-contacto.shtml#Qansd

Mapa de previsão IUV para Portugal Continental - Hoje






quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cuidados a ter com Óculos e Lentes

  • Mantenha as suas lentes e armações limpas


É recomendável que você mantenha as suas lentes regularmente limpas, utilizando um tecido especial para limpeza de lentes.


  • Lave as suas lentes


Você deve lavar as suas lentes primeiro molhando-as e depois lavando-as com sabão neutro (sem hidratante). Lave-as depois em água corrente. Limpe com cuidado, com um tecido especial para limpeza de lentes ou um lenço de papel macio e limpo.


  • Humedeça sempre as suas lentes ao limpá-las


Isto ajuda a prevenir arranhões na superfície da lente causadas por impurezas.


  • Deixe os seus óculos sempre com as lentes voltadas para cima


Desta forma você evita o contacto directo das lentes com objectos que podem causar danos às lentes. Evite deixar os seus óculos caírem para que as lentes e a armação não se danifiquem.


  • Mantenha os seus óculos no estojo


Isto protege-os de partículas de poeira e da possibilidade de se partirem ou lascarem se algo cair sobre eles. Para retirá-los do estojo, abra-o completamente e retire os com cuidado, segurando pelo centro da armação.


  • Retire os seus óculos do rosto segurando firmemente em ambas as hastes.


O ajuste e forma da armação mantém-se por mais tempo.


  • Evite deixar as suas lentes expostas ao calor.


As lentes oftálmicas são compostas de camadas que sofrem danos quando expostas ao calor, principalmente aquelas com tratamento anti-reflexo. Portanto, evite deixar as suas lentes dentro do porta-luvas do carro ou muito próximas a microondas; secadores e spray de fixação para cabelos, por exemplo.


  • Com Lentes Transitions, deixe que as lentes fiquem totalmente claras antes de as guardar


Isto assegura a sua claridade na próxima vez que você as utilizar.


  • Armação a precisar de ajuste?


Se os seus óculos precisarem de um pequeno ajuste, procure a Equipa HM CENTRO ÓPTICO. Assim você evita acidentes.

ÍNDICE UV 20-07-2011



20 de Julho - Dia Internacional da Amizade

"O Dia do Amigo, celebrado a 20 de julho, foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina,  sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.
A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".
Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria. "


Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_amigo

terça-feira, 19 de julho de 2011

OCULOS DE SOL

II - QUANDO DEVEM USAR AS CRIANÇAS

Pelo facto de se encontrarem em desenvolvimento, as crianças são necessariamente aquelas em que qualquer agressão do meio ambiente poderá ter maior repercussão. O cristalino da criança transmite mais radiação visível de baixo comprimento de onda (azul) e ultravioleta à retina do que o cristalino do adulto.

Estima-se que 75% da radiação que chega à retina ocorra antes dos 10 anos de idade e apenas 10% depois dos 25 anos”.



As crianças podem usar óculos de sol em qualquer idade.

 É importante que usem óculos que não partam facilmente, de qualidade certificada e sem causar distorção de imagem.

Os efeitos da radiação são acumulativos ao longo da vida!



As crianças são quem mais deve usar proteção UV!!
aconselhe-se com o seu especialista HM CENTRO OPTICO

ÓCULOS DE SOL- I COMO ESCOLHER



Os raios ultravioletas vindos do sol penetram nos nossos olhos e podem causar diversas doenças oculares, inclusive levando à cegueira. Existem 3 tipos de raios ultravioleta: UV-A UV-B e UV-C. Só os dois primeiros são importantes porque o UV-C é filtrado pela atmosfera e não atinge a Terra em doses significativas.



Os óculos de sol precisam filtrar adequadamente os raios ultravioleta A e B (UV-A e UV-B). E muitos deles não o fazem!!

 
 
 Cuidados a ter na escolha dos oculos de sol
 
 
 
 - Bloquear 99 a 100% das radiações UV-A e UV-B
 - Não distorcer imagens ou mudar as cores
 - Se precisa de óculos de sol com graduação, nesse caso, não escolha uns óculos muito desportivos ou com lentes muito fechadas para não causar distorções.
 - Outra opção é usar lentes "clip-on" que são lentes escuras que se coloca sobre os óculos quando está sol e retira-se depois.
- Pode ainda optar por fazer lentes fotocromáticas.
- A tonalidade da lente, mais ou menos escura, passará muito pela sua escolha pessoal, pela sua maior ou menor sensibilidade à luz solar e pelo tempo que passa ao ar livre.
- Quanto á dimensão das lentes, estas deverão ser tanto maiores quanto maior e mais prolongada for a sua exposição ao sol. .
É importante que adquira os seus óculos de sol com qualidade certificada, não num outro tipo de estabelecimento sem essa garantia! 

 

Informações Sobre os seus Olhos

-Porque é que o sol é perigoso? O sol é o grande responsável pela vida no nosso planeta, mas os seus raios também podem ser perigosos para a saúde dos nossos olhos, se não tomarmos os devidos cuidados. O principal perigo é a radiação ultravioleta (UV), raios invisíveis da energia solar que também são produzidos por fontes artificiais como solda elétrica, aparelhos de bronzeamento artificial e laser. Mais de 99% da radiação UV que atinge os nossos olhos, são absorvidas pelas estruturas anteriores dos olhos e, parte dessa radiação, alcança ainda a retina. Exposição prolongada aos raios UV-A e UV-B podem causar danos aos seus olhos e à sua visão.
-O que devemos fazer para nos proteger-mos? Os efeitos da radiação UV são cumulativos. Quanto mais os seus olhos se expõem aos raios UV, maiores serão os riscos com o passar dos anos. É aconselhável, portanto, o uso de óculos escuros de boa qualidade e que ofereçam a protecção adequada aos seus olhos, não apenas durante o verão, e sim durante todo o ano. Todos nós estamos sujeitos aos danos causados pela radiação solar.

-Óculos de má qualidade fazem mal aos olhos?Óculos escuros sem proteção UV podem, na verdade, prejudicar a saúde dos seus olhos, pois provocam dilatação da pupila e maior absorção ocular dos raios UV.

-Quais os melhores óculos escuros?Para proteção adequada, os seus óculos devem:
· Bloquear 99 a 100% das radiações UV-A e UV-B
· Não distorcer imagens ou mudar as cores
· Ter lentes cinzas, verdes ou castanhas
· Filtrar 75 a 90% da luz visível.
Aconselhe se connosco...

Mapa de previsão IUV para Portugal Continental - Hoje

A radiação solar constitui um importante factor natural do clima da Terra influenciando significativamente o ambiente. A parte ultravioleta do espectro solar (UV) desempenha um papel determinante em muitos processos na biosfera, possuindo muitos efeitos benéficos, poderá no entanto causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de “segurança”.
De facto, se a quantidade de radiação ultravioleta exceder os limites a partir dos quais os mecanismos de defesa, inerentes a cada espécie, se tornam ineficazes, poderão ser causados graves danos a nível biológico, facto que também se aplica ao organismo humano e em particular aos órgãos da pele e da visão. Com o intuito de serem evitadas lesões, agudas e crónicas, resultantes da exposição a elevadas níveis de UV, as pessoas deverão limitar a sua exposição à radiação solar adoptando medidas de protecção, medidas estas que variam consoante a sensibilidade de cada um à mesma radiação solar.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

RADIAÇÃO SOLAR - RISCO DE LESÕES OCULARES MAIOR DO QUE NAO PELE


A protecção contra a radiação  solar assume uma preocupação quase central com a pele, porém os tecidos oculares também ficam expostos, e pode-se  afirmar deste modo, que sem a protecção adequada, estes tecidos podem estar sujeitos a um maior risco de lesões do que na pele.



Do mesmo modo que a radiação ultravioleta pode causar danos à pele humana, ela também pode ocasionar ou intensificar problemas e doenças nos olhos.


  
Os olhos ficam expostos a cerca 17% dos níveis de raios UV do ambiente. Grande parte destes é filtrada pela córnea (filtra UVB e UVC, com pico de absorção de 270 nm) e pelo cristalino (UVB e com a idade, UVA e parte da luz visível), sendo que apenas 2% destes raios alcançam a retina. 


Assim como a pele apresenta queimadura de primeiro grau, os olhos apresentam sintomas 6 horas após a exposição solar.

A exposição crônica pode causar pingüécula, e pterígeo, que são elevações amareladas da conjuntiva, sendo que o segundo apresenta uma invasão sobre a córnea.

Em causos mais graves, pode ocorrer degeneração do estroma corneano, chamada de ceratopatia climática. Embora raras, lesões melanocíticas da conjuntiva têm relação com os raios UV, podendo evoluir para tumores malignos - melanoma, assim como na pele. 

Portanto, não se preocupe apenas com protector solar para a pele....
Use óculos de sol!!!


CONSURSO OCULOS DE SOL HM CENTRO ÓPTICO NOS ESPÍRITOS CLUB

UM DOS PREMIADOS DO CONCURSO DE 10 ÓCULOS DE SOL, OFERTA HM CENTRO ÓPTICO DE OMTEM NOS ESPÍRITOS.




















O CARLOS ABRANTES JÁ VEIO BUSCAR O SEU PRÉMIO. MUITOS PARABENS CARLOS