sábado, 17 de janeiro de 2015

Óculos para daltónicos corrigem cores


Uma empresa da Califórnia (EUA) acaba de lançar uns óculos inovadores para pessoas daltónicas que corrigem as cores observadas pelos utilizadores. 

A empresa EnChroma criou um óculos para usar durante o dia que corrigem, diz a empresa, 80% dos casos de daltonismo. A empresa tem vindo a desenvolver esta tecnologia há 10 anos, tendo agora alcançado uma otimização do produto. 

Os óculos para daltónicos baseiam-se na tecnologia Digital Color Boost que, através de camadas finíssimas de material dielétrico (um isolante elétrico), filtra as ondas de luz intensificando o sinal que as cores enviam para o cérebro.


A deficiência visual dos daltónicos têm origem nas células nervosas dos olhos que não têm capacidade de distinguir as três cores primárias – vermelho, verde e azul. Esta condição é mais habitual nos homens (08%) do que nas mulheres (0,4%), já que é transportada pelo cromossoma X. 

Apesar de apostar apenas num tipo de lente e de existirem três tipos principais de daltónicos (com diferentes graus de falhar na leitura das cores), a EnChroma garante que os seus óculos são eficazes em 80% dos daltónicos. 

Os óculos são desenhados para serem usados durante o dia e os diferentes modelos estão à venda no site da empresa por valores que variam entre os 280 e os 400 dólares (236 e 676 euros). 

Notícia sugerida por Maria Pandina

Fonte : http://boasnoticias.pt/noticias_%C3%93culos-para-dalt%C3%B3nicos-corrigem-cores_22196.html?page=0

Sem comentários:

Enviar um comentário