terça-feira, 25 de outubro de 2011

Já neva na Serra da Estrela

A neve caiu esta terça-feira na Serra da Estrela pela primeira vez desde o final no verão, obrigando desde logo ao corte da estrada nacional 338, entre Piornes e a Lagoa Comprida.

Segundo o CDOS, a Estrada Nacional 338, no troço entre Piornos e Lagoa Comprida, "está encerrada desde as 01h00 da madrugada devido à queda de neve".
"Ainda não temos aviso de reabertura", disse a mesma fonte ao início da manhã desta terça-feira, garantindo que a via se mantinha fechada à circulação rodoviária devido ao primeiro nevão deste Outono.
Entretanto, fonte do Centro de Limpeza de Neve da Estradas de Portugal disse à Lusa que a primeira neve do Outono "é uma amostra, não é nada considerável", embora tenha sido suficiente para obrigar ao corte daquela via.

Adiantou ainda que o troço da EN 338 iria ser reaberto a breve trecho, estando envolvidos três limpa-neves nas operações de limpeza.
A fonte do Centro de Limpeza referiu ainda que na área das suas instalações, nas Penhas da Saúde, os termómetros marcam "zero graus", admitindo que a temperatura estivesse mais baixa na zona da torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela.
Em relação ao último ano, este primeiro nevão surge cerca de uma semana mais cedo. Em 2010, as primeiras neves aconteceram a 30 de Outubro.
O Instituto de Meteorologia previa para hoje neve nas zonas acima dos 1200 metros, subindo a cota para os pontos mais altos da Serra da Estrela ao longo do dia.

Fonte:http://arganil.eu/index.php?option=com_content&view=article&id=3105%3Aja-neva-na-serra-da-estrela&catid=102%3Acovilha&Itemid=100185
 

Sem comentários:

Enviar um comentário