quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ACUPUNTURA

Psoríase, é possível acabar com o pesadelo

Homens e mulheres são atingidos de igual forma.
A psoríase é uma doença de pele até há pouco de causa desconhecida, mas atualmente considerada autoimune.
Manifesta-se sob a forma de placas avermelhadas ou brancas de bordos vermelhos que crescem e descamam.
Atinge 5% da população Europeia não havendo estatística para Portugal.

Zonas mais frequentes:
- joelhos, cotovelos, couro cabeludo e região lombo-sagrada, virilhas, pregas de flexão em geral... mostrando uma grande variedade na severidade e na distribuição das lesões; pode atingir toda a superfície corporal.
Há variantes que atingem apenas a planta dos pés e a palma das mãos ou ainda o leito ungueal (por baixo das unhas).

Sempre que se sofre de Psoríase, esta pode degenerar em artrite psoriática, que é dolorosa e altamente incapacitante podendo mesmo deformar as articulações.
Psoríase + dor articular, quase sempre significa artrite psoriática, e urge tratar para não deixar destruir a cartilagem com subsequente perda definitiva de funcionalidade.

Surge na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo, no entanto, surgir em qualquer fase da vida
É mais frequente entre os caucasianos, do que qualquer outra raça e não existe nos esquimós.

Porque se vê na pele é psicologicamente estigmatizante, afeta a auto estima, e inibe socialmente, os psoriáticos evitam expor as lesões, o que é tanto mais grave, porque o sol e o ar em contacto com a pele melhoram a doença.

alt

Na Europa a doença foi confundida com a lepra até ao inicio do século XX, os psoriáticos até então eram internados em leprosarias vindo depois a desenvolver lepra por contágio.
Daí ficou a ideia errada por parte da população que a doença se contagia, facto que leva a hostilização injusta dos psoriáticos nas piscinas, ginásios e outras circunstâncias em que têm que se expor.

A Psoríase não se contagia e não se transmite por qualquer outra via. Afirma a medicina chinesa que a diagnostica e trata desde há mais de 2000 anos, nunca a tendo confundido com a Lepra.
Para a Medicina Chinesa a doença é um desequilibro da relação entre o rim (que simboliza a Àgua) e o Fígado (que simboliza o Fogo), por vazio da energia renal há um desequilíbrio do fígado que passa a metabolizar mal.

É engraçado que esta nova classificação da Psoríase como sendo autoimunidade aproxima as duas medicinas pois, o Rim (causa em Medicina Chinesa) inclui a supra renal que é a glândula hormonal responsável pela imunidade.
A Medicina Chinesa tem 4 alvos terapêuticos nesta doença:
1- equilibrar o metabolismo hepático (fígado) e a relação Fígado / Rim
2- melhorar a pele
3- equilibrar as emoções (não sendo uma doença psicológica, piora quando se esta deprimido ou ansioso)
4- Equilibrar o sangue, pois acredita que o fígado dos psoríaticos envia toxinas para o sangue que são eliminadas pela pele.

Quando consegue resolver estes quatro fatores cura o doença o que acontece em 40% dos casos. Facto que contraria a posição da medicina ocidental que afirma que a Psoríase não cura.
A grande maioria dos doentes psoríaticos tratados por medicina chinesa, melhora da Psoríase mesmo que não cure.

Há recomendações que damos a todos os doentes de natureza alimentar e de estilo de vida.

Dietética:
Evitar tudo o que sobrecarrega o trabalho do fígado tal como: Doces; Chocolate; Gorduras animais; Fritos, Leite; Queijo Gordo; Manteigas; Carne de Porco; Frutas ácidas; Citrinos (laranjas e derivados); ananás; kiwi e morangos, etc…

Estilo de vida:
Praticar regularmente exercício físico, se possível na natureza, a medicina chinesa pensa que desintoxica o corpo, o fígado e a "alma". Usufruir progressivamente mas muito de sol e mar.
Usar roupas arejadas que deixem entrar a luz e o ar.
Aceitar e assumir a doença, perante, amigos, família, colegas de trabalho e conhecidos.

Esconder as lesões cria stress, que provoca mais lesões, e agrava as que já existem...
E pior é sempre "gato escondido com o rabo de fora".
Explicando as pessoas já não temem a Psoríase, não explicando imaginam o pior....

Há agora um método famoso, que é viajar até à Turquia e banhar-se em lagos com peixes que comem as placas de Psoríase, e resulta.... Só que o resultado depende do Sol, do calor, da água salgada e não dos peixes, se for para o mar em qualquer País quente obterá pelo menos o mesmo resultado.

Quem pode deve ir de férias no inverno para um país quente onde seja verão. Pois os invernos pioram a doença e os verões melhoram, e quanto mais quente for o clima melhor, quanto mais salgada for a água melhor.

Em Medicina Chinesa tratamentos a Psoríase recorrendo à Acupunctura e à Fitoterapia (Fórmula 1007) e (Fórmula 2002 em creme).

FONTE:http://www.clinicaspedrochoy.com/index.php/as-nossas-noticias/524-psoriase-e-possivel-acabar-com-o-pesadelo

Sem comentários:

Enviar um comentário