sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Portugal assiste a novo eclipse solar no domingo


No próximo domingo, dia 3 de Novembro, Portugal vai poder assistir a um novo eclipse do Sol. A localização do país apenas permite que o mesmo seja visto como parcial e com uma magnitude pequena, mas quem estiver nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores terá mais sorte e uma maior visibilidade. 

Trata-se de um eclipse raro, mais conhecido por eclipse híbrido (ou seja, um eclipse total e anelar) e é o primeiro visível em Portugal nos últimos oito anos. O mesmo irá estender-se numa faixa estreita de visibilidade desde a Florida, nos EUA, até à Etiópia, na costa leste africana. O primeiro contacto está previsto para as 11h35.

A próxima oportunidade de assistir a um eclipse solar só volta a acontecer em 2015, pelo que os especialistas vão estar a promover observações abertas ao público com telescópios e equipamento de proteção adequado nos vários centros de norte a sul do país.

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), inclusive, tem disponíveis as circunstâncias locais de observação do eclipse para várias cidades portuguesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário