Queremos compartilhar as observações a seguir, lembrando: só quem pode dar um diagnóstico efectivo sobre sua saúde é um médico. Mas os olhos podem dar o sinal para você consultar esse profissional e, quem sabe, tratar algumas doenças antes que se desenvolvam e causem outros problemas.
1. Terçol permanente
Se já teve terçol, sabe como a região do olho fica dolorida e irritada. O abcesso nas pálpebras surge devido à obstrução de uma glândula sebácea e, geralmente, some após alguns dias. No entanto, ele pode permanecer por mais tempo, trazendo sérias consequências.
Se sofre com terçol frequentemente e eles demoram a desaparecer, pode ser sinal de carcinoma da glândula sebácea. Consulte um médico caso o terçol surja sempre no mesmo local ou se ele demorar muito para curar.
Se sofre com terçol frequentemente e eles demoram a desaparecer, pode ser sinal de carcinoma da glândula sebácea. Consulte um médico caso o terçol surja sempre no mesmo local ou se ele demorar muito para curar.
2. Queda de pelos da sobrancelha
No entanto, o motivo mais comum para a queda dos fios da sobrancelha é o hipotireoidismo: falta de hormônios da glândula tireoide, que, em casos extremos, provoca a perda do couro cabeludo. Ou seja, caso suas sobrancelhas comecem a ficar mais finas, vale a pena verificar com um médico o funcionamento da sua tireoide.
3. Visão borrada
Muita gente costuma passar horas em frente ao computador, seja no trabalho ou em casa. Após isso, surge a sensação de ardência nos olhos ou de visão borrada.
Actualmente, esta condição é tão comum que surgiu na terminologia médica a expressão que descreve os problemas de visão relacionados ao uso prolongado de computadores, telémoveis e tablets: “cansaço digital dos olhos“ ou ”síndrome do olho seco". Caso perceba sintomas similares, avise ao seu especialista de visão.
4. Pontos cegos
Notar um ponto cego na visão é sempre assustador, e essa condição pode indicar que sofre com enxaqueca de aura, principalmente se a "imagem" que surge diante dos seus olhos vem acompanhada por pontos a piscar ou linhas onduladas. De forma geral, o sintoma é acompanhado por dores de cabeça. Se isso lhe acontece com frequência, procure um médico para descobrir o que gera os ataques de enxaqueca.
5. Olhos saltados
6. Esclerótica amarela (Icterícia)
7. Visão borrada em pacientes com diabetes
Pessoas diagnosticadas com diabetes devem ter atenção redobrada na saúde, inclusive aos problemas de visão. Um dos sintomas problemáticos é a retinopatia diabética: estado que causa dano aos vasos sanguíneos na sensível retina dos olhos, o que gera a visão desfocada. O problema deve ser encarado de forma séria: procure um médico aos primeiros sinais de visão desfocada.
8. Visão dupla, desfocada ou perda da visão
Qualquer alteração na visão é um sinal de alerta que requer muita atenção imediata. Se,de repente, notou que está com visão dupla, desfocada ou se perder a visão, procure um médico com urgência, pois estes podem ser os primeiros sintomas de um derrame cerebral (ou acidente vascular cerebral — AVC).
Produzido com base em material de dailyhealthpost
Fonte: https://incrivel.club/criatividade-saude/oito-coisas-que-os-olhos-dizem-sobre-sua-saude-182710/
Sem comentários:
Enviar um comentário