HM CLÍNICA


Em saúde a palavra-chave é sempre a prevenção. Através da prevenção é possível estarmos à frente de qualquer doença - seja prevenindo-nos da possibilidade de que ela venha acontecer, seja no início de sua instalação, quando ela ainda não se manifestou efetivamente.

Quando uma doença se manifesta, normalmente é mais difícil o seu tratamento, controle, ou cura, além de custar mais caro o tratamento do que a sua prevenção. Dependendo do caso, seqüelas adquiridas até o momento do início do tratamento da doença, podem permanecer indefinidamente com o paciente.
Os olhos são nossa janela para o mundo. Por essa lógica, qualquer coisa que possa dificultar nossa visão estará nos afastando desse mundo.
De uma maneira geral, os olhos nos foram entregues com uma garantia de apenas 40 anos pelo "fabricante". Ou seja, uma pessoa que tenha boa acuidade visual após essa idade, pode considerar que já está lucrando.
Então, se os olhos iniciam um processo de deteriorização após os 40 anos, e se, além disso, eles são passíveis de sentir efeitos de outras doenças, o que de antemão podemos esperar que aconteça com eles?
Em primeiro lugar a presbiopia. É praticamente certo que após os 40 anos todos sejam acometidos pela "vista cansada". A catarata, também é bastante previsível, já que ocorre em razão do acúmulo de células mortas dentro do cristalino. E ainda o glaucoma. Este último está ligado à pressão no globo ocular e ao comportamento vascular geral do indivíduo. Uma em cada 50 pessoas acima de 35 anos e três em cada 100 acima de 65 anos têm glaucoma.
Por tudo isso, qualquer pessoa acima de 40 anos e indivíduos que tenham história pessoal de diabetes, doenças vasculares, ou parentes portadores de glaucoma, devem fazer exames periódicos de avaliação com seu oftalmologista. O período necessário entre um e outro exame vai variar de caso para caso, mas certamente não deve ultrapassar um ano de diferença entre eles.

SINAIS DE ALERTA
Não é apenas durante a infância que os olhos precisam ser vigiados, à procura de pequenos probleminhas. Eles devem ser analisados regularmente durante toda a vida. E, na presença de alguns sintomas, sem demora! Portanto, fique atento se há:

Dor de cabeça: Quando localizada logo acima dos olhos, manifestando-se, principalmente, pela manhã, e atenuando-se no decorrer do dia, essa dor difusa, que lembra um pouco a da sinusite, pode ser o indício de um glaucoma crônico. A consulta ao oftalmologista é imperiosa.

Uma leve baixa da acuidade visual e deformação das imagens: Esses sinais discretos podem traduzir o início de uma degeneração da mácula, uma área da retina. No entanto, o distúrbio é mais freqüente após os 60 anos.
Um véu que aparece de tempos em tempos diante dos olhos, ou cegueira diante de luz forte: Esses

sinais indicam o início de uma catarata. Atenção: não se deve protelar a consulta ao oftalmologista. Quanto mais cedo for feita a cirurgia de catarata (uma das mais fáceis e seguras), maiores serão as chances de recuperação da visão.

Visão dupla ou visão embaçada: São sintomas que podem indicar o diabetes. A hiper ou hipoglicemia dos diabéticos podem provocar essas alterações visuais.O controle dos níveis de açúcar no sangue evita o desenvolvimento de graves afecções, como a retinite diabética, que pode reduzir a visão e levar à cegueira. Os diabéticos jovens devem se precaver mais ainda, pois podem vir a sofrer de catarata retrolenticular, às vezes de evolução rápida.

Lacrimejamento purulento: Pode significar uma afecção conjuntiva ou lacrimal. Quando o lacrimejamento é claro, e se acompanha de fotofobia (sensibilidade extrema à luz), em geral se refere a patologias da córnea ou da íris. Outra possibilidade, também, é de glaucoma congênito, especialmente se os sintomas aparecem na infância.

Pupila esbranquiçada: Trata-se de um sintoma que costuma traduzir afecções oculares graves: catarata, tumor da retina, retinopatia e displasia retino-vítrea.
Pontos negros e luminosos, repetidamente, em um olho: Podem ser os primeiros sinais de um eminente deslocamento de retina, distúrbio ocular grave mas que, dos anos 60 em diante, com os avanços da oftalmologia, pode ser tratado com sucesso através da cirurgia de fotocoagulação a laser.

Véu sobre o campo visual e baixa da visão: Nesse caso, a retina já se encontra totalmente descolada. Apenas a cirurgia corrige o problema.

Dor aguda no olho, que se torna extremamente vermelho e sensível, além da visualização de halos ao redor das luzes: Sintomas determinantes de um glaucoma agudo, que pode desenvolver-se muito rapidamente. Para salvar a visão, há necessidade de tratamento urgente a fim de diminuir a pressão no olho.


FAÇA A PREVENÇÃO

MARQUE A SUA CONSULTA GRATUITA



AUDIÇÃO





OUVIDO: Função

É fantástico como a mente consegue ignorar sons. Ao ler estas palavras, concentrando-se na visão, os seus ouvidos estão a ouvir barulhos em seu redor.

 Ainda assim, o cérebro tende a ignorá-los, a não ser que se trate de um som brusco e estranho, ou se ouvir o seu nome.

 Compreendendo um pouco mais a sua função, o nosso ouvido é composto por três partes:

 - Ouvido externo

- Ouvido médio

- Ouvido interno

 Cada parte emprega uma função específica para interpretar o som. O ouvido externo serve para captar o som e leva-lo através do canal auditivo ao ouvido médio. O ouvido médio é responsável por transformar a energia, de uma onda sonora, em vibrações internas, através da estrutura óssea do ouvido médio e, finalmente, transformar estas vibrações numa onda de compressão ao ouvido interno.

Já o ouvido interno serve para transformar a energia da onda de compressão, dentro de um fluido em impulsos nervosos, que transmitem ao cérebro toda informação necessária para o processamento e compreensão do som.

 OUVIDO: Patologias

Presbiacusia - É uma perda auditiva associada ao processo de envelhecimento, que se traduz numa perda de audição progressiva associada a dificuldades de perceção das palavras. Começa a manifestar-se muito cedo, entre os 20 e os 30 anos, mas depois dos 45 anos é que pode ser prejudicial quando falamos da sociabilidade, pois a compreensão das palavras torna-se bastante complicada, ou seja, é mais um desafio que a pessoa tem que enfrentar, o que muitas das vezes faz com que se afaste de tudo e de todos, daí se dizer que a insuficiência auditiva é uma das principais causas da solidão.

 Esta perda auditiva manifesta-se principalmente nos agudos, o que origina a que a pessoa ouça mas não compreende. Começa a ter problemas com as consoantes e mais tarde com as vogais. Não ouve os sons fracos mas também não suporta os sons fortes.

 A perda auditiva muitas das vezes é acompanhada por zumbidos, o que provoca um enorme desconforto, principalmente à noite, em que o ambiente se torna mais silencioso.

 A perda auditiva antes da terceira idade é um problema que não devemos colocar de lado, pensando que só acontece aos outros. Devido ao desgaste provocado pelo envelhecimento, a perda auditiva afeta cerca de 10% da população, acaba por ser mais comum em pessoas idosas, mas este problema está a ser cada vez mais frequente entre os jovens
A perda auditiva precoce atinge principalmente pessoas que sofrem uma exposição contínua a ruídos intensos, entre os quais se encontram os metalúrgicos, carpinteiros, gráficos, serralheiros, pedreiros, DJs entre outros.
 Tipos de perda de audição:
 A maior parte das perdas auditivas tipificam-se em duas categorias: de transmissão ou de perceção.
 A de transmissão ou condutiva acontece quando os sons não conseguem ser transmitidos através do ouvido externo ou médio para o ouvido interno. Pode acontecer por várias razões, nomeadamente, canal auditivo bloqueado, tímpano perfurado.
 A de perceção ou sensorial ocorre quer no ouvido interno quer no nervo auditivo, ou seja, o som chega ao ouvido interno, mas não consegue ser transmitido ao cérebro, que pode ter a ver com uma lesão das células nervosas da cóclea ou do nervo auditivo.
 Esta perda auditiva é a mais comum principalmente porque é a perda auditiva relacionada com o processo de envelhecimento, estima-se que 90% das perdas auditivas sejam de perceção.
  Existe também a Perda de audição mista que não é mais do que uma mistura da de transmissão e de perceção.



Olho Seco! Uma realidade que te pode afectar, verifica os sintomas!









ORTOPAD COR BEGE (20 unidades)

Pensos oclusivos hipoalérgicos para tratamento ortóptico.
Não irritam a pele mesmo em tratamento prolongados
Penso suave e obsorvente, microperfurado que permite a respiração da pele.
Protecção total perante a luz, devido à camada negra protectora
Forma anatómica perfeitamente adaptável
Adesivo extremamente delicado permite ser retirado sem causar dor.


Tamanho regular 82mmx57mm(a partir dos 4 anos de idade)
Tamanho júnior 64mmx52mm ( até aos 2 anos de idade)
Inclui autocolantes coloridos

Em qualquer Óptica HM perto de si


AUDIÇÃO



VISÃO


















SERVIÇOS PRESTADOS


Consultas de OPTOMETRIA GRATUITAS / OFTALMOLOGIA
Consultas de AUDIOLOGIA GRATUITAS / OTORRINO

                       todos os dias (de 2ª a Sábado).


Contactologia (adaptação de lentes contacto)

Tonometria (medição tensão ocular)

Medição tensão arterial gratuita

Serviços técnicos especializados em óptica ocular

Adaptação de próteses oculares

Adaptação de próteses auditivas (aparelhos)

  
Retinografia  (não midriatica)

Documentação digital da retina

Registo e controlo da evolução de patologias

DMRI, Glaucoma, Retinopatia diabética, alterações congénitas,Retinopatia hipertensiva.               



SERVIÇO DE AUDIOLOGIA:
                              Diagnóstico e Reabilitação Auditiva
- Audiograma Tonal
-Audiograma Vocal
-Adaptação de Próteses Auditivas (Aparelhos Auditivos)
-Limpeza dos Aparelhos
-Desumidificação
-Assistência Técnica Especializada

Os nossos serviços técnicos são garantidos por profissionais credenciados e permanentemente ao seu dispor, quer em todos os consultórios como em consultas ao domicílio.
Dispomos de equipamentos de ultima geração para lhe fazer um diagnóstico pormenorizado e temos próteses com a tecnologia mais avançada a fim de lhe garantir o maior sucesso em todo o processo de Reabilitação.
 ACORDOS:


ADSE, SAD-GNR, SAD-PSP, CGD,PT-ACS, MIN JUST, ARS, EDP,ADM,SEGUROS, SAMS e
SAMS-QUADROS, ADVANCECARE entre outros.
 

       Construímos consigo a qualidade já reconhecida do HM CENTRO ÓPTICO.



_














Prevenção Visual 
 



Sintomas:

 

- Sente picadas, ardor, lacrimejo, olho(s) vermelho(s)
- Dores de cabeça
 - Pestaneja frequentemente
- O sol incomoda-o
- Distrai-se facilmente
- Falta de atenção nas tarefas visuais
- Corpos estranhos a flutuarem












Alterações na Visão:

 

- Vê mal ao longe

- Vê mal ao perto

- Vê a dobrar

- Sente cansaço visual

- Sente a visão nublada

- Fecha um olho quando lê

- Dificuldade/Esforço ao computador

-Diferença entre os dois olhos

Problemas de saude:

 

- Colesterol
- Diabetes
- Tensão Arterial Alterada
- Glaucoma
- Cataratas
-Sinusite

…Este quadro clínico não exclui o exame feito por um especialista de visão. Se apresenta algum destes sintomas ou conhece alguém que os tem, é conveniente a realização de uma consulta no HM CENTRO ÓPTICO por um Oftalmologista ou Optometrista Licenciado.


































Cuidados com a sua Audição


Voltaire dizia que o ouvido é "o caminho do coração". Parece uma descrição adequada. Pense no choro de uma criança, uma canção romântica ou o barulho do aparelho de som do seu vizinho às três da manhã podem mexer com as suas emoções.

Os ouvidos não apenas nos fazem ouvir. Também desempenham um papel na manutenção do nosso equilíbrio, fundamental para o dia-a-dia. Ainda assim os ignoramos. Não conseguimos nem ver, a não ser com a ajuda de um espelho. Aceitamos sem problemas o que fazem por nós, até percebermos que algo está errado, como quando sentimos uma dor ou quando começamos a pedir para as pessoas que repitam o que acabaram de dizer. Este artigo vai revelar informações vitais sobre o cuidado dos ouvidos, tais como:

Proteja os ouvidos

Todos sabem que barulhos muito altos podem danificar os ouvidos, mas há muitos outros modos de prejudicar a audição. Objetos exteriores ou sopros repentinos podem danificar o tímpano, resultando em uma perda de audição temporária ou, em alguns casos, permanente. Nesta seção, explicaremos como evitar danos aos ouvidos e mostraremos as melhores maneiras de lidar com barulhos altos. Também revelaremos qual é o limite tolerável de decibéis e vamos comparar a altura do farfalhar das folhas com a de um motor a jato.
Prevenindo problemas de audição

Além de garantir que não perfure o tímpano com um objeto externo, há outros passos a tomar para prevenir problemas auriculares. Um deles é a otite dos nadadores (otite externa), uma doença que acontece quando bactérias crescem dentro do canal auricular. É uma infecção que pode ser bem dolorosa. Ensinaremos como prevenir e tratar esta infecção. Também revelaremos como fazer a manutenção diária dos ouvidos para mantê-los saudáveis e livres de problemas.

Infecções do ouvido

Quem tem filhos pequenos talvez já esteja acostumado com as infecções do ouvido médio, pois são as doenças mais comuns de bebês e crianças pequenas. Os adultos também têm infecções de ouvido, mas são muito mais graves nas crianças, pois são mais suscetíveis e os sintomas mais intensos. Daremos algumas dicas para prevenir que as crianças tenham infecções do ouvido médio e o que fazer caso isso aconteça.

Doenças dos ouvidos

As infecções auriculares e os danos causados por barulhos excessivamente altos geralmente são problemas temporários. No entanto, alguns incômodos podem se tornar doenças graves e duradouras. Surdez, falta de equilíbrio e zumbido constante nos ouvidos são sinais de problemas sérios. Apresentaremos um guia das várias doenças auriculares existentes e de como tratá-las. Também ensinaremos como diferenciar um problema que pode cuidar sozinho daqueles que necessitam da atenção de um médico.

Marque já a sua consulta GRATUITA em qualquer uma das loja HM Centro Óptico

 Olhe pelos seus ouvidos.

3 comentários:

  1. Excelentes Clínicos e uma Equipa Fantástica, muitos Parabens

    ResponderEliminar
  2. Concordo, uma equipa muito boa, cheia de profissionalismo!

    ResponderEliminar
  3. Tambem partilho da mesma opinião, só gostava de acrescentar que tambem dispoe de excelentes produtos, sempre com uma grande irreverencia, que só na hm centro optico se encontra! Só vosso cliente já a algum tempo, e acabo por percorrer quase todo o portugal, e sou prova que no interior existem coisas fantasticas e com grande nivel!

    ResponderEliminar