segunda-feira, 18 de julho de 2011

RADIAÇÃO SOLAR - RISCO DE LESÕES OCULARES MAIOR DO QUE NAO PELE


A protecção contra a radiação  solar assume uma preocupação quase central com a pele, porém os tecidos oculares também ficam expostos, e pode-se  afirmar deste modo, que sem a protecção adequada, estes tecidos podem estar sujeitos a um maior risco de lesões do que na pele.



Do mesmo modo que a radiação ultravioleta pode causar danos à pele humana, ela também pode ocasionar ou intensificar problemas e doenças nos olhos.


  
Os olhos ficam expostos a cerca 17% dos níveis de raios UV do ambiente. Grande parte destes é filtrada pela córnea (filtra UVB e UVC, com pico de absorção de 270 nm) e pelo cristalino (UVB e com a idade, UVA e parte da luz visível), sendo que apenas 2% destes raios alcançam a retina. 


Assim como a pele apresenta queimadura de primeiro grau, os olhos apresentam sintomas 6 horas após a exposição solar.

A exposição crônica pode causar pingüécula, e pterígeo, que são elevações amareladas da conjuntiva, sendo que o segundo apresenta uma invasão sobre a córnea.

Em causos mais graves, pode ocorrer degeneração do estroma corneano, chamada de ceratopatia climática. Embora raras, lesões melanocíticas da conjuntiva têm relação com os raios UV, podendo evoluir para tumores malignos - melanoma, assim como na pele. 

Portanto, não se preocupe apenas com protector solar para a pele....
Use óculos de sol!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário