sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Dia 29 de Setembro Assinala-se o dia Mundial do Coração


 
«Um Mundo, Uma Casa, Um Coração» é o lema do Dia Mundial do Coração em 2012, que será assinalado no dia 29 de setembro. A Federação Mundial do Coração, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pretende, no âmbito da campanha deste ano, alertar para o facto de ser um mito a ideia de que as doenças do coração e o AVC afectem somente pessoas idosas, ricas e do sexo masculino.
A hipertensão arterial e obesidade são consideradas duas das maiores agressoras da saúde do coração. Quando não controlada, a pressão arterial causa lesões na artéria aorta e provoca a sobrecarga do coração, que fica com o músculo mais rígido, aumenta de tamanho e fica inchado.
Já o excesso de peso, o principal causador da hipertensão, exige um esforço maior não só do coração, mas também de todo o sistema circulatório, sendo este a principal causa do aumento da pressão e podendo levar ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca, ou seja, da diminuição da capacidade do coração de bombear efetivamente o sangue, que corre por todo o corpo, alimentando órgãos e tecidos vitais. Por isso, manter hábitos saudáveis é fundamental para proteger o coração.
As doenças cardiovasculares, incluindo as doenças cardíacas e os acidentes vasculares cerebrais (AVC), levam à morte prematura. Mais precisamente, causam 17,3 milhões de mortes todos os anos e os números continuam a subir. Estima-se que até 2030 venham a morrer cerca de 23 milhões de pessoas por ano – este número é superior ao da população da Austrália!
Opte por hábitos de alimentação saudável, não se deixe levar pela obesidade, seja uma pessoa ativa, consulte periodicamente o seu médico e diga não ao tabagismo.
Estes são alguns hábitos que a Sociedade Portuguesa de Cardiologia lhe recomenda.
 
 
Fonte: Sociedade Portuguesa de Cardiologia
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário