quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Empresa cria ‘óculos inteligente’ que corrige daltonismo

Uma empresa chamada EnChroma anunciou na semana passada um modelo de óculos de sol inteligente. Mas antes que você ache que trata-se de um concorrente para o altamente tecnológico Google Glasses, cheio de chips e com suporte a realidade aumentada, é melhor explicar direito qual é a inteligência dele: o óculos tem uma lente especial capaz de corrigir daltonismo.

Existem vários tipos de daltonismo, um que a pessoa não distingue tons vermelhos, outro em que ela não distingue tons verdes, outro em que os tons azuis são difíceis de enxergar, mas o tipo mais raro de todos é quando a pessoa enxerga o mundo em tons de cinza por não conseguir distinguir nenhum dos três tons. Por enquanto a EnChroma fez dois tipos de óculos apenas, o Cx-D para quem tem deuteranopia (não enxerga tons verdes) e Cx-PT, para quem tem protanomalia (não enxerga tons vermelhos).
Uma explicação gráfica de como a lente funciona | Crédito: EnChroma
O que os óculos EnChroma têm de diferente (e é aí que chega o ângulo tecnológico da história) é uma camada extra na lente que é capaz de filtrar a luz de um modo que certos tons sejam intensificados – tons que os daltônicos têm dificuldade em enxergar. A empresa criou essa camada baseada em um “modelo matemático do sistema visual humano que é capaz de prever o efeito de percepção de cores de qualquer filtro colocado na frente dos olhos”. Esse modelo, claro, foi patentado – mais detalhes sobre ele estão no site da empresa.
Protótipos dos óculos foram demonstrados durante a Vision Expo West na semana passada em Las Vegas, mas a empresa não disse quando eles estarão disponíveis ou qual o seu preço. Estima-se que 200 milhões de pessoas no mundo tenham daltonismo, então essa empresa já tem um público-alvo bem grande. Por isso espero que os óculos não custem tão caro.
Com informações: DVice.

fonte:http://www.boainformacao.com.br/2012/09/empresa-cria-oculos-inteligente-que-corrige-daltonismo/

Sem comentários:

Enviar um comentário