terça-feira, 24 de setembro de 2013

Tremor nas pálpebras é sinal de que «é preciso desacelerar»



Quem nunca sentiu tremor nas pálpebras? Algo tão irritante quanto impossível de ser controlado. Pior: pode durar dias, com direito a curtos intervalos. Mas por que é que o fenómeno é tão comum e, ao mesmo tempo, difícil de ser evitado?

A oftalmologista Andrea Lima Barbosa, directora médica da Clínica dos Olhos São Francisco de Assis (RJ), conta que é extremamente comum pessoas chegarem ao seu consultório com essa queixa.
«É sempre preocupante para a pessoa e o correcto é procurar um especialista, mesmo. Esse tremor palpebral em episódios é uma luz vermelha a avisar que algo não vai bem não só no seu corpo, mas na sua vida», alerta a médica.
Ela conta que o tremor é um sinal de que a pessoa pode estar no auge do stresse. «Pode ser fadiga, ansiedade, resultado de noites mal dormidas ou problemas pessoais, por exemplo».
Como as causas são diversas, para evitar o tremor involuntário das pálpebras deve-se identificar a mais importante e agir nela:
- Fadiga: pode ser causada pelo uso contínuo de computadores ou monitores (síndrome da visão do computador). Nestes casos há a necessidade de se intercalar períodos de trabalho com períodos de descanso dos olhos, ou seja, a mudança de foco durante 15 minutos, antes de prosseguir no uso;
- Stresse: deve-se tentar evitar ou resolver as condições ou as situações do ambiente de trabalho ou familiar que estejam ligadas ao aumento da ansiedade; pode-se tentar a utilização de medicação relaxante muscular leve, sob indicação médica;
- Secura nos olhos: também pode estar relacionada com o uso contínuo de computadores. Usar colírios lubrificantes preventivamente é indicado, assim como aumentar a humidificação do ambiente de trabalho;
- Cafeína: se a causa for associada ao consumo excessivo de cafeína, de bebidas energéticas ou de tabaco, deve-se reduzir ou suspender o seu consumo;
- Não identificadas: sugere-se a consulta oftalmológica completa com objectivo de se avaliar a função muscular das pálpebras, a superfície ocular, erros refracionais ou fundo de olho.
Uma receita caseira dá conta de que compressas de chá de camomila ajudariam a parar o tremor.


Sem comentários:

Enviar um comentário