sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

STRESS AUMENTA RISCO DE DOENÇA CARDIACA NAS MULHERES



As mulheres apresentam um maior risco de desenvolver problemas cardíacos após stress, dá conta um novo estudo apresentado no encontro da Experimental Biology, que decorreu na Califórnia, EUA.

A doença arterial coronária continua a ser uma das principais causas de morte nos EUA, matando centenas de mulheres por ano. Contudo, esta doença não afeta equitativamente os homens e as mulheres.

Para tentar perceber o motivo destas diferenças, os investigadores da Penn State College of Medicine mediram, em repouso, a pressão sanguínea, a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo de 17 indivíduos saudáveis.

Os participantes foram também submetidos aos mesmos testes durante a resolução de problemas matemáticos. De forma a aumentar os níveis de stress dos participantes, os investigadores pressionavam os participantes para que estes concluíssem o desafio ou então comunicavam que o resultado do problema estava errado.

Assim, na opinião dos autores do estudo estes resultados chamam a atenção para o efeito do stress na saúde física. “A redução do stress é importante para qualquer pessoa, independentemente do sexo”, explica o investigador”, mas este estudo mostra como o stress afeta o coração das mulheres, colocando-as, potencialmente, em maio risco de sofrer um evento coronário”.


FONTE:http://www.saudeglobal.pt/index.php/ultimas-noticias.html

Sem comentários:

Enviar um comentário