Google desenvolve lentes de contacto inteligentes para ajudar diabéticos
As lentes têm incorporado um pequeno chip que ajuda a identificar os níveis de glicose de um paciente. O conceito ainda está a ser desenvolvido, mas no futuro pode até incluir um sistema de notificações.
Quem diria que uma grande ajuda para os diabéticos poderia vir de um par de lentes de contacto. Mas não de umas lentes "tradicionais", mas antes de lentes de contacto inteligentes que estão a ser desenvolvidas pela Google.
A membrana que se coloca no olho virá equipada com um pequeno sensor que consegue identificar os níveis de glicose de uma determinada pessoa. Este tipo de análise é especialmente vantajosa para pessoas com diabetes, já que não precisam de recorrer a amostras de sangue para verificar os níveis de glicose.
Os sensores das smart lenses estão colocados no meio de duas membranas de lente de contacto, sendo que tanto o transmissor wireless como o analisador da glicose são mais finos que um fio de cabelo.
Numa altura em que a Google ainda está a discutir a viabilidade do projeto com entidades ligadas à saúde e com o regulador norte-americano, a empresa revela que já está a pensar noutro tipo de protótipos que possam incluir, por exemplo, LEDs incorporados para que o utilizador receba, no próprio olho, notificações de quando é que os níveis de glicose estão abaixo de níveis desejados.
A gigante de Mountain View diz que está a trabalhar com outros grupos de parceiros para que possam ser desenvolvidas aplicações, tanto para pacientes como para médicos, que permitam controlar em tempo real, num ritmo de atualização quase ao segundo, as diabetes.
fonte: http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/google_desenvolve_lentes_de_contacto_intelige_1360261.html
Sem comentários:
Enviar um comentário