terça-feira, 20 de maio de 2014

Google compra aplicativo que traduz textos através do Google Glass



As aquisições no mundo da tecnologia não param e a bola da vez está com o Google. A companhia adquiriu o Word Lens, app que permite ao usuário traduzir um texto impresso em vários idiomas, inclusive português, apenas direcionando a câmera para o local onde a mensagem está escrita, como placas e embalagens.

Não foram revelados os valores das negociações, mas segundo informações publicadas no site da Quest Virtual, até então dona do aplicativo, a equipe de desenvolvimento do app e sua tecnologia farão parte do time de funcionários que trabalham no Google Translate, o serviço de tradução do Google. A plataforma já conta com um recurso semelhante à ferramenta da Quest Virtual, mas que ainda é um pouco limitado. Além disso, não foi divulgado como as funções do aplicativo serão incorporadas ao Translate.

O Word Lens já é conhecido em dispositivos equipados com sistemas operacionais iOS e Android, mas ganhou destaque no cenário das novas tecnologias depois de ganhar uma versão para os óculos inteligentes Google Glass. Atualmente, o app permite traduzir textos para inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, português e russo.
Google Glass ganha teclado virtual

"Com o Word Lens, podemos ter uma perspectiva do que será possível fazer quando aproveitarmos o potencial dos dispositivos móveis para 'ver o mundo no seu idioma'. Ao nos juntarmos com o Google, podemos incorporar nossa tecnologia ao Translate e às possibilidades de tradução no futuro", comentou a empresa com sede em São Francisco (Califórnia, EUA) no comunicado.

Além da tradução em tempo real, outra característica da ferramenta é sua simplicidade: primeiro, o usuário seleciona para qual idioma deseja fazer a tradução. Depois, se posiciona em frente à placa ou frase e, instantaneamente, o app "cola" o trecho traduzido em cima do conteúdo original, preservando sua cor e fonte do texto. No Glass, o funcionamento é o mesmo.

Como forma de agradecimento a todos os usuários, a Quest Virtual ainda disse que liberou de forma gratuita a aplicação e todos os pacotes de tradução (que incluem as diferentes línguas disponíveis) por um tempo limitado, até que a fusão com o Google seja concluída. O download pode ser feito na Google Play e na App Store, para quem possui um smartphone, ou através da loja própria do Google Glass, para quem já tem o dispositivo.

Abaixo, assista a uma demonstração feita pelo usuário do YouTube Wayne Drescher de como funciona o Word Lens nos óculos inteligentes do Google. Note que a tradução é praticamente instantânea logo quando o acessório é posicionado sobre o texto:



Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/google/Google-compra-aplicativo-que-traduz-textos-atraves-do-Google-Glass/#ixzz32Gm1GfjM
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Sem comentários:

Enviar um comentário