quinta-feira, 24 de maio de 2012

CURIOSIDADES

SABIA QUE :

* No ouvido interno existem 2 órgãos em a forma de saco que contêm um liquido que imite sinais para o cérebro. Quando viramos a cabeça entra sol nos nossos ouvidos e por isso o liquido transmite uma mensagem ao cérebro que nos faz saber o lado para que viramos a cabeça.

* Quando estamos no espaço nós ficamos diferentes. Os cristais dos ouvidos deixam de funcionar e não temos pontos de referenciam pois não estamos habituados a ver as coisas ao contrário.
* Quando os astronautas regressam sentem uma espécie de enjoo porque os cristais dos ouvidos ainda não estão adaptados à visão.

* Os olhos são bastante sensíveis, por ex. conseguem detecta grãos de pó.
* A vibração dos ouvidos é diferente consoante o sítio e a intensidade do som, ajudando a identificar o sítio de onde provem o som.
* A visão é a parte do cérebro que ocupa mais espaço, ocupando mais espaço do que todos os outros sentidos juntos.

* Um neurocirurgião está a tentar dar visão aos cegos. Fizeram uma experiência num peixe dourado e verificaram que se cortassem um membro da visão ao fim de um tempo o peixe volta a reconstruí lo conseguindo voltar a ver, por isso, o neurocirurgião está a tentar perceber como é que isso poderia acontecer também em nós.
Numa universidade estão a tentar ajudar os cegos a identificar as coisas através de sons. Os cegos conseguem distinguir objectos através do som identificando as linhas rectas das horizontais, no filme amostravam um exemplo de um cego a identificar através dos sons um edifício . Estam a tentar criar um aparelho que os cegos possam ter e através deste processo consigam identificar as diversas coisas substituindo a bengala e/ou o cão guia.
* As imagens podem ser identificadas no nosso cérebro individualmente ou em conjuntos.

OLHO




OUVIDO


Sem comentários:

Enviar um comentário