segunda-feira, 14 de maio de 2012

IV Feira Medieval de Arganil

O Município de Arganil em parceria com o Agrupamento de Escolas de Arganil vai organizar a IV Feira Medieval, que decorrerá no próximo dia 18 de Maio de 2012, na Praça Simões Dias e ruas adjacentes.


Subordinadas ao tema “Entre os Atoleiros e Aljubarrota” serão realizadas duas sessões teatrais: uma das 11h00 às 17h00 que procurará um maior intercâmbio por parte da comunidade escolar do Concelho de Arganil e uma das 19h00 às 24h00, mais dirigida à população em geral.
Protagonizada pela companhia de teatro “ViV’Arte”, esta peça relata a passagem de D. Nuno Álvares Pereira por Arganil no regresso da Batalha de Trancoso, no decorrer da crise dinástica de 1383/85, procurando o recrutamento de Arganilenses; após ter notado o desempenho de uma milícia local na Batalha dos Atoleiros. O povo sai à rua e festeja os soldados. Prontamente se armam tendas e se monta um arraial. Acorrem os trovadores e os mesteirais e, a mando do Alcaide, faz-se festa por dois dias.
Nesta edição da Feira Medieval de Arganil participará também um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Fronteira; Município em cujo território, em 1384, teve lugar a Batalha dos Atoleiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário