sábado, 2 de junho de 2012

Covilhã inventa colchão inteligente para doentes acamados

Protótipo avisa quando está na hora de mudar a posição.



O Hospital da Covilhã classificou, na quinta-feira, como uma importante inovação o protótipo de um colchão inteligente, que avisa quando está na hora de mudar a posição de doentes acamados.
O equipamento inventado na Universidade da Beira Interior (UBI) esteve em testes durante meio ano e é destinado a unidades de cuidados continuados e lares de idosos.
Um dos maiores riscos para a saúde de pessoas acamadas «é o aparecimento de úlceras de pressão» provocadas pelo peso em determinadas partes do corpo quando não mudam de posição, explicou Miguel Castelo Branco, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB),
à Lusa.
As úlceras «podem infetar e são muitas vezes causa de morte precoce nestes doentes», destacou.
O aviso é enviado através de um emissor sem fios para um computador, que pode fazer piscar um ecrã, lançar sinais sonoros ou fazer tocar um telemóvel.
Para muitos, pode parecer uma coisa tirada de um filme de ficção, mas «é um projeto atual, desenvolvido na Beira Interior e que mostra que há capacidade tecnológica em Portugal que se traduz em benefícios para a população», sublinhou Miguel Castelo Branco.
O colchão distingue-se dos demais devido a um tecido eletrotêxtil inventado na UBI, feito de lã da Quinta de São Cosme, na Serra da Estrela, entrançada com fios de aço e recheada de minúsculos sensores que detetam movimentos.
A processar os sinais está um programa criado pelo INOV, estrutura do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, que permite controlar os tempos de mudança de posição de vários utentes, bem como seguir o respetivo padrão de movimentos.
Os resultados dos testes ao protótipo vão ser apresentados na sexta-feira nas Jornadas de Têxteis Médicos na Faculdade de Ciências da Saúde da Covilhã, a partir das 10 horas.
O consórcio promotor já foi contactado por empresas interessadas no colchão inteligente, adiantou Carla Mendes, operacional do projeto Medtex.

FONTE:http://arganil.eu/index/index.php?option=com_content&view=article&id=3922:covilha-inventa-colchao-inteligente-para-doentes-acamados&catid=102:covilha&Itemid=100435

Sem comentários:

Enviar um comentário