quarta-feira, 13 de junho de 2012

Mil e trezentas crianças festejaram o Dia da Criança

Mil e trezentas crianças festejaram o Dia da Criança
O Dia Mundial da Criança foi uma vez mais assinalado com as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do concelho de Seia, numa iniciativa da Câmara que integrou um conjunto de atividades ao ar livre, que à semelhança de anos anteriores tiveram lugar no Estádio Municipal de Seia e espaço circundante.
Durante a manhã os insufláveis, ateliers de pintura, música e ciência, pinturas de rosto, carrinhos de rolamentos, circuitos BTT e demonstrações de cavalos da GNR de Seia fizeram as delícias dos mais pequenos.
A hora de almoço foi dedicada à música, com momentos musicais promovidos pela Escola Profissional da Serra da Estrela e a Tuna da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) – IPG.
A tarde ficou reservada para a demonstração equestre levada a cabo pelo convidado especial deste ano, o cavaleiro Gonçalo Fernandes, a que se seguiu um teatro musicado representado pela Ludoteca Municipal, finalizando o dia com demonstrações de Airsoft.
Durante todo o dia decorreram atividades de prevenção rodoviária, com um circuito de trânsito dinamizado pela Escola Segura. Dedicado aos adultos decorreram no local rastreios promovidos pela HM Centro Ótico e um showcooking pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria.
Esta iniciativa envolveu um total de 1300 crianças, e constitui um dia diferente dos restantes do ano letivo, repleto de diversão e entusiasmo, marcado pela boa disposição.
Lamentavelmente, no final do evento algumas crianças e adultos manifestaram sintomas pontuais de “indisposição”, acompanhadas de náuseas e vómito, cujas causas ainda estão por apurar.
Estes incidentes foram acompanhados de perto pelo executivo camarário, que após o conhecimento da entrada de alguns participantes no Hospital de Seia, de imediato se dirigiu à referida unidade de saúde, no sentido de acompanhar a situação e prestar todo o auxílio aos pais e professores ali presentes.
De acordo com as informações prestadas pela ULS, às 0h45, deste Sábado, das 35 crianças e 6 seis adultos do concelho, que procuraram apoio hospitalar, todos tiveram alta médica. Muito embora as causas deste estado de saúde possam ter origem em inúmeros fatores, a Câmara prontamente encetou um conjunto de ações de modo a apurar o sucedido.
Neste âmbito, foi entregue no Hospital uma amostra do almoço, confecionado no refeitório do Centro Escolar de Seia, que permitirá analisar a qualidade deste, bem como reservada uma outra amostra no local de confeção, como é procedimento normal.
A autarquia comprovou ainda junto dos professores das instituições de ensino, que os sintomas se restringem a cerca de 50 pessoas, dos 1500 envolvidos no evento, 1300 crianças e 200 adultos.
Trata-se de uma situação particularmente sensível, que o Municipio está a acompanhar de perto e garante aos pais e educadores, que tudo fará para apurar os factos.


FONTE:http://www.cm-seia.pt/index.php/educacao/item/116-mil-e-trezentas-crianças-festejaram-o-dia-da-criança

Sem comentários:

Enviar um comentário