quinta-feira, 26 de julho de 2012

Centro e Sul do Continente, e Madeira, com nível 'muito alto' de radiação ultravioleta

26 de Julho, 2012
 
 
 
O Centro e Sul de Portugal continental e o arquipélago da Madeira apresentam hoje um valor «muito elevado» de radiação ultravioleta, informa o Instituto de Meteorologia (IM).
Segundo a mesma fonte, 15 das 27 regiões analisadas pelo IM, vão apresentar um valor «muito alto» de radiação ultravioleta (UV), com índices entre oito e 10.
A lista das 15 é composta por Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Santarém, Viseu, Santa Cruz e Ponta Delgada.
Com o nível «muito alto», o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao Sol.
A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível no «site» do IM.
O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o «baixo» e o «extremo», sendo o máximo o 11.
O IM prevê para hoje, nas regiões norte e centro de Portugal continental, céu com períodos de maior nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblina ou nevoeiro, sendo que poderão ocorrer aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, em especial nas regiões do interior e durante a tarde.
Na região do sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do litoral até meio da manhã e aumento de nebulosidade à tarde.
Também a sul se verificam condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada no Alto Alentejo.
As temperaturas máximas previstas para hoje são de 29º em Lisboa, 24º em Faro e 22º no Porto.
Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário