sexta-feira, 27 de julho de 2012

Primeiro dia dos Jogos e primeiro recorde do mundo


Tiro com arco



<p>Im Dong Hyun (de branco) a analisar o seu "score"</p>
Im Dong Hyun (de branco) a analisar o seu "score"
Toshifumi Kitamura/AFP

 

Hyun é clinicamente cego mas bateu recorde do mundo

Apesar das grandes dificuldades de visão, que o impedem, por exemplo, de conduzir, o sul-coreano Im Dong Hyun bateu um recorde do mundo no tiro com arco, em Londres.


Im Dong Hyun, de 26 anos, é considerado clinicamente cego (tem 10% de visão), mas chegou aos Jogos Olímpicos de Londres 2012 no segundo lugar do ranking mundial da Federação Internacional de Tiro com Arco e nesta sexta-feira, dia do arranque oficial da competição, não perdeu tempo – estabeleceu o primeiro recorde do mundo nos Jogos, ao fazer 699 pontos com 72 setas, na prova individual masculina.

Para quem não acompanha a modalidade pode ser uma surpresa o desempenho do arqueiro sul-coreano, mas o seu passado fala por si: foi sexto na competição individual e medalha de ouro por equipas em Atenas 2004, repetindo o primeiro lugar do pódio nos Jogos de há quatro anos, em Pequim. Agora, logo no início da qualificação, bateu o recorde mundial que já lhe pertencia, confirmando ser um sério candidato às medalhas em Londres. A final realiza-se na próxima sexta-feira.

Apesar da impossibilidade de conduzir ou de escrever num teclado normal de computador, Hyun consegue distinguir as cores de um alvo colocado a 70 metros de distância. “Quando fixo o alvo, olho para baixo e tento diferenciar as cores, o resto não me coloca qualquer tipo de problema”, disse numa entrevista à Reuters.

Tradição sul-coreana

O arqueiro sul-coreano bateu nesta sexta-feira, ainda na qualificação, no Lord’s Cricket Ground, os compatriotas Kim Bubmin (698) e Oh Jin Hyek (690). A Coreia do Sul domina as competições mundiais de tiro com arco, modalidade na qual mantém também uma longa tradição de treinadores valiosos, espalhados um pouco por todo o mundo.

O anterior recorde mundial era de 696 pontos e era detido pelo mesmo Im Dong Hyun desde o passado dia 2 de Maio, tendo sido estabelecido em Antália, na Turquia. O mesmo arqueiro fez ainda parte da equipa que bateu o recorde do mundo na prova colectiva, na qual os sul-coreanos somaram 2087 pontos, com 216 setas.

Contudo, a competição no Lord’s Cricket Ground começou com confusão. Centenas de pessoas deslocaram-se ao local para assistir à prova de tiro com arco, mas esta era fechada ao público, sendo que só a partir deste sábado é que vai ser aberta.


FONTE:http://desporto.publico.pt/Londres2012/noticia/primeiro-recorde-do-mundo-dos-jogos-foi-batido-no-primeiro-dia-1556604



Sem comentários:

Enviar um comentário