segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ÓCULOS RAY BAN - A SUA HISTÓRIA



           Os óculos Ray-Ban foram criados em 1937. Alguns anos antes da sua criação, o tenente John MacCready retornando de uma aventura aérea num  balão reclamou que o sol tinha irritado e danificado a retina dos seus olhos. Ele contatou em Nova York a famosa loja e fabricante de óculos Bausch & Lomb, pedindo-lhes para criar óculos elegantes e que dessem proteção aos seus olhos contra os raios solares. E dessa característica surgiu o nome da marca, a mistura do termo em inglês raio (Ray) e as três primeiras letras da palavra banir (Bannish). A 07 de maio de 1937, a Bausch & Lomb registou a patente. O protótipo, conhecido como Anti-Glare, tinha armações muito leves pesando 150 gramas. Eram feitas de metal banhado a ouro com lentes verdes de cristal mineral que filtravam os raios infravermelhos e ultravioletas.

           Os pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos imediatamente adotaram os óculos de sol devido a estas características. Assim, o modelo Ray-Ban Aviator  tornou-se um estilo bem conhecido de óculos de sol dada a sua popularidade entre os pilotos.

         Ficou também internacionalmente conhecido quando o General Douglas MacArthur desembarcou numa praia nas Filipinas durante II Guerra Mundial e vários fotógrafos registaram esse momento, o General Douglas estava a usar os tais óculos.

        Daí por diante os óculos Ray-Ban popularizaram não só entre os militares, mas também entre os consumidores em geral.

         Durante a década de 50, mais precisamente em 1952, o designer Raymond Stegeman criou o modelo Wayfarer construído com armação de plástico e com um desenho inspirado em carros com traseira rabo-de-peixe, muito comum na época.

        Raymond Stegeman vendeu o protótipo para a B&L que registou a patente como Ray-Ban Wayfarer. O seu objetivo inicial era vende-los também a pilotos todavia foi comumente adotado por artistas.

       Os Wayfarers obtiveram grande popularidade na década de 1950 e 1960, especialmente após terem sido usados por Audrey Hepburn, em 1961 no filme Breakfast at Tiffany's.



       Após o período de sucesso nas décadas de 50 e 60, o Wayfarer caiu no esquecimento nos anos 70 e quase ficou fora do mercado.

       Nos anos 80, a Ray-Ban resolveu investir no modelo novamente com a inserção em vários filmes de Hollywood e foi um sucesso. Na década de 80 os óculos voltaram a ser destaque de moda e vendas. Nos 20 anos seguintes a Ray-Ban diversificou seus modelos e firmou-se como uma das maiores marcas no sector.


      Em   1999 foi comprada pela empresa italiana Luxottica .


















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