- Pode apanhar-se um “escaldão” num dia nublado?
Sim. Ainda que a nebulosidade atenue a radiação UV, a radiação difusa é suficientemente intensa para originar eritema a menos que as nuvens sejam baixas e espessas. - Muito sol é perigoso qualquer que seja a idade?
Sim. A pele humana e o sistema imunológico são sensíveis à radiação UV ao longo de todo o seu ciclo vida. - O protetor solar protege e por isso pode ficar-se mais tempo ao sol?
Não. Os protetores solares protegem, mas a sua eficiência decresce após a sua aplicação, pelo que não se deverá permanecer ao sol mais do que o FPS garante. - Deve evitar-se a exposição ao sol entre as 11 e as 16 h?
Sim. A maior elevação do sol provoca uma radiação UV mais forte durante estas horas do dia. - Se não se sentir calor na exposição ao sol poderá apanhar-se um “escaldão”?
Sim. A radiação UV pode não ser sentida pelo indivíduo devido à sua absorção nos níveis mais exteriores da pele, mas pode provocar eritema. - A radiação UV para além da pele também pode afetar os olhos?
Sim. O “escaldão” é talvez o mais comum dos efeitos, mas a radiação UV pode, entre outras afetações, causar o desenvolvimento de cataratas. - Basta tornar a aplicar o protetor solar para ficar mais tempo exposto ao sol?
Não. Os protetores solares protegem somente durante um certo tempo, pelo que após esse tempo qualquer exposição é perigosa. - As pessoas de pele clara e cabelo ruivo são particularmente sensíveis à radiação UV?
Sim, as pessoas de pele clara e cabelo ruivo constituem o grupo mais sensível da população à radiação UV. - O bronzeado protege-te de um “escaldão” adicional?
Não. O bronzeado é já uma reacção à exposição à radiação UV e só protegerá parcialmente a pele bronzeada. - Os efeitos negativos dos “escaldões” são cumulativos?
Sim. A capacidade do corpo humano para se proteger e reparar os danos induzidos pela radiação UV decresce ao longo da vida. - O sol no Inverno e na Primavera é perigoso?
Sim. A intensidade da radiação UV depende também da latitude, altitude e reflexão na superfície como a neve. - As crianças deverão ser especialmente protegidas?
Sim. Devido à grande sensibilidade da sua pele e dos efeitos cumulativos das queimaduras solares, as crianças constituem um grupo de risco que deve ser protegido. - A reflexão da radiação UV pela areia e pela água deve ser tomada em conta?
Sim. As direcções dos raios do sol e da radiação difusa são igualmente importantes para a exposição após reflexão no solo. - É necessário estar ao sol para absorver a vitamina D produzida pela radiação UV?
Não. O tempo de exposição necessário à produção da vitamina D é tão pequeno, que não é necessário tomar banho de sol para a sua absorção. - Quanto mais pequena for a sombra, mais facilmente se apanha uma queimadura solar?
Sim. Quando a nossa sombra é pequena, a elevação do sol é maior e a radiação UV é mais intensa. - Pode apanhar-se um “escaldão” dentro de água?
Sim. A água atenua a radiação UV mas pode apanhar-se facilmente um “escaldão” enquanto se nada. - Quanto maior for a altitude mais facilmente se queima a pele?
Sim. Quanto mais elevada for a altitude menor é a atenuação da radiação UV pela atmosfera.
terça-feira, 9 de agosto de 2011
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A RADIAÇÃO SOLAR
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário